domingo, 28 de abril de 2013

Educação: nossa maior prioridade

A revista Veja desta semana traz interessante entrevista com Wendy Kopp, que já havia sido mencionada pela revista em 2009.

Ao final de seu curso de graduação na Universidade de Princeton, em 1989, ela se propôs a recrutar universitários recém-formados para dar aulas nas escolas mais carentes dos Estados Unidos.  Sua meta era conseguir arregimentar 500 universitários, conseguiu cinco vezes mais.  Hoje o "Teach for America" possui 10.400 professores lecionando para 750 mil crianças norte americanas.

Em 2007, uma parceria com a organização britânica sem fins lucrativos  "Teach First" deu origem à "Teach for All", uma rede global de iniciativas para expandir as oportunidades educacionais em seus respectivos países segundo a mesma lógica da "Teach for America".  A "Teach for All" está presente em 26 países e prossegue em rápida expansão. 

Vale a pena ler a entrevista que, infelizmente, não está disponível na internet.

Reproduzo a seguir um pequeno trecho da entrevista de Wendy Kopp referente à atuação do "Ensina!"(1) no Brasil:

"P: Inclusive no Brasil?
R: Sim.  O Ensina! começou no Rio de Janeiro com a idéia de selecionar trinta jovens.  Apareceram 2.400 candidatos, número retumbante.  Conversei com os selecionados.  São jovens incríveis, bem formados e talentosos, à altura dos melhores universitários americanos que recrutamos.

P:  Por que o Ensina! foi interrompido?
R: Logo no começo do trabalho, as circunstâncias mudaram.  A prefeitura do Rio não conseguiu garantir que nossos professores dessem aula no horário regular da escola.  Então eles passaram a lecionar depois do horário normal, como se fosse um reforço escolar.  Mas esse não é o nosso modelo.  Nos Estados Unidos e nos outros 25 países onde atuamos, nossos professores estão na sala de aula regular, assumindo integral responsabilidade pelo sucesso de seus alunos.  Por isso, depois de dois anos, o trabalho foi suspenso.  Agora o Ensina! está em busca de novas parcerias com estados e prefeituras.  Tenho certeza de que o Ensina! será um sucesso no Brasil.  É só uma questão de acertar os ponteiros."

Esta é a parte triste da história: funciona no Paquistão, no Nepal, na Letônia, na Índia, no Japão, na Alemanha, nos Estados Unidos.  Mas não funciona no Brasil.    

(1) "Ensina!" é o nome do programa nos países latinoamericanos.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao visitar o blog deixe seu comentário, critique, diga do que gostou ou não, dê sugestões. Seu comentário é muito importante.