domingo, 19 de maio de 2013

Museu Nacional de História Natural - Londres

Logo em nosso primeiro dia em Londres acordamos tarde, cansados da viagem e sentindo as 4horas de diferença de fuso, fomos ao National History Museum, a 10 minutos de caminhada de onde estamos hospedados.  Um espetáculo.

Para começar, a entrada é gratuita e havia muitos, muitos jovens estudantes, desde os pequeninos em visita da escola até jovens visitando o museu por conta própria.  Não visitamos todo o museu (demandaria mais tempo do que dispúnhamos), mas o Darwin Centre é um show por si só.  Trata-se de uma ala do museu dedicada a pesquisa, com áudio visuais interativos apresentados por pesquisadores e, em alguns pontos, os visitantes podem ver os laboratórios de pesquisa.  Tudo de altíssimo nível, usando tecnologia de ponta, estimulando a curiosidade científica e - quem sabe - levando milhares de jovens a abraçar a biologia para o resto de suas vidas.

Ao longo da visita, tocado pela sensibilidade de quem quer que tenha concebido o Darwin Centre, não pude deixar de pensar no Brasil.  Não vou tecer comentários a respeito, pois todos conhecemos o estado de abandono e penúria com que cuidamos do futuro de nossos filhos e netos.  Visitar um Darwin Centre dá vontade de chorar.  Pelo belíssimo trabalho dos britânicos e pelo nosso descaso.

Visitamos também a exposição "Gênesis", de Sebastião Salgado.  Para quem ficou em dúvida, Sebastião Salgado é um fotógrafo documentarista nascido em Aimorés, MG, há 69 anos.  Mundialmente conhecido e aclamado por sua atuação social, sua exposição "Gênesis", em estréia mundial em Londres, mostra fotos do artista tiradas nos cinco continentes.  É maravilhosa, vale com sobra cada uma das £ 10 do ingresso.

E, para finalizar por hoje, vale adiantar que não tivemos uma gota sequer de chuva - hoje o sol até se mostrou - estamos nos apaixonando por Londres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao visitar o blog deixe seu comentário, critique, diga do que gostou ou não, dê sugestões. Seu comentário é muito importante.