domingo, 3 de julho de 2011

MUDANÇA: NOVAS POSSIBILIDADES

É atribuída ao filósofo grego Heráclito, que viveu cerca de 500 anos A.C., a afirmação de que "nada é permanente, exceto a mudança".

E assim tem sido ao longo do tempo.  Mas a crescente velocidade das mudanças nas últimas décadas, resultado principalmente do desenvolvimento tecnológico, exige que o processo de transição[1] seja acelerado de uma forma para a qual não estamos preparados.  As pessoas que hoje têm mais de 45 anos (entre os quais me incluo) vivem em um mundo radicalmente diferente daquele no qual nasceram e cresceram: tecnologia, linguagem, cultura, expectativas, é tudo novo, tudo diferente.

Em muitos casos as inovações foram incorporadas ao nosso dia a dia quase sem percebermos: quem de nós concebe viver sem telefone celular e sem internet?  Mas para muitos de nós telefone celular e internet ainda são duas coisas distintas.  Ao nosso lado, seja no trabalho ou em casa, convivemos com jovens permanentemente conectados aos amigos usando seus smartphones, twitter, redes sociais, etc.  São pessoas com motivações e expectativas diferentes das nossas, uma diversidade por vezes difícil de superar.

As diferenças são tão marcantes que foram criadas denominações como “geração X”, “geração Y” e “geração Z” para distinguir grupos nascidos ao longo de pouco mais de quatro décadas.  Não raro essas diferenças se traduzem em dificuldade de convivência de difícil superação.

Por outro lado há um universo de novas possibilidades decorrentes dessas mudanças, a questão é estarmos abertos para percebê-las.  Não vou neste momento falar de novas empresas como Google, Amazon e outras;  isto pode ser assunto a ser tratado no futuro.  O que desejo agora é destacar conceitos, como Linux, Wikipedia e outros, que indicam ser viável uma nova forma de organização menos hierarquizada, com maior liberdade, baseada no compartilhamento, auto organizada, eficiente.

Será o embrião de um mundo melhor?


[1] A postagem anterior, de 26 de junho, estabelece a distinção entre mudança e transição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao visitar o blog deixe seu comentário, critique, diga do que gostou ou não, dê sugestões. Seu comentário é muito importante.